Os vírus responsáveis pelo estado gripal transmitem-se facilmente de pessoa para pessoa através de espirros ou perdigotos, mas também através do contacto das mãos ou objetos.
De cada vez, milhares de partículas infeciosas espalham-se pelo ar, contaminando-o. Para evitar transmitir o estado gripal à sua família, é importante respeitar algumas medidas preventivas.

- Use lenços de papel assim que você tossir ou assoar o nariz
Cubra a boca assim que tossir ou espirrar. Use um lenço de papel ou, se não, a cavidade do seu cotovelo. Lembre-se de, após o uso, deitar os lenços numa lata de lixo fechada e lavar as mãos.

- Lave as mãos regularmente
Quando você está doente, é essencial lavar as mãos após cada blush ou espirro para evitar contaminar as pessoas ao seu redor.

- Limite de contato físico:
Cumprimente sua comitiva com um aceno de sua mão, em vez de beijá-los como de costume.

 
-Use uma máscara:
Para evitar a transmissão do vírus, pode usar uma máscara comprada na farmácia, como é costume no Japão. Lave as mãos antes de a colocar e troque-a de 4 em 4 horas ou se estiver molhada. Naturalmente, não deve reutilizar uma máscara já usada.

- Evite emprestar os seus objetos pessoais:
Telemóveis, copos, lenços, etc. No caso de crianças doentes, certifique-se de que não partilham brinquedos, bonecos de peluche ou lápis de cor.

- Areje a sua casa:
Um interior confinado promove a proliferação de micróbios e a contaminação. 10 minutos a arejar são suficientes para purificar a divisão.

- Se possível, evite lugares muito frequentados, como transportes públicos, centros comerciais, cinemas, creches, escolas…
 
 
 
 

Medicamento homeopático tradicionalmente usado no tratamento de estados gripais: Febre, arrepios, dores musculares, dores de cabeça, etc.

O Oscillococcinum®, grânulos numa embalagem unidose (extrato fluido peptonado de fígado e coração de Anas barbariae dinamizado a 200 K) é um medicamento homeopático tradicionalmente utilizado no tratamento de estados gripais: febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares. Para crianças com idade inferior a 6 anos, dissolver os grânulos em água, devido ao risco de engasgamento. Aconselhe-se junto do seu farmacêutico. Leia atentamente o folheto informativo. Se os sintomas persistirem após 3 dias, consulte o seu médico. O Oscillococcinum® não substitui a vacinação contra a gripe sazonal. Visto 18/05/67947501/GP/001