O sistema imunitário é a nossa defesa contra as doenças, quer sejam causadas por vírus, micróbios ou outros agentes patogénicos (fungos, parasitas, etc.). Consiste num sistema de interações complexas que envolvem vários órgãos, bem como diferentes tipos de células e substâncias.

Quando um invasor consegue penetrar as barreiras naturais (por exemplo, a pele ou as mucosas), o sistema imunitário reage. Este põe em prática uma dupla estratégia:

- A primeira linha de defesa é a imunidade natural, também conhecida por imunidade inata. Esta já está ativa à nascença. É constituída por macrófagos e glóbulos brancos.

- A segunda linha de defesa é a imunidade adaptativa, também conhecida por imunidade adquirida. Desenvolve-se e aperfeiçoa-se ao longo de toda a vida. Implica a intervenção de outras células que assumem o controlo:

> Os linfócitos B, que produzem anticorpos, proteínas capazes de destruir o agente patogénico.

> E os linfócitos T, que destroem o invasor diretamente.

Algumas destas células são dotadas de memória, sendo capazes de reconhecer um invasor que já provocou uma infeção anteriormente e combatendo-o mais rapidamente numa nova infeção.

Para melhor cuidar da sua saúde, aqui ficam alguns conselhos para reforçar o seu sistema imunitário e evitar adoecer:

- Descanse: Tente dormir entre 7 e 8 horas por noite. O sono ajuda o sistema imunitário a funcionar e a recuperar.

- Tome muita vitamina D: esta ativa os glóbulos brancos necessários para produzir anticorpos e destruir os micróbios. É encontrada principalmente no leite, ovos e peixe (arenque fumado, cavala, sardinha, etc.)

- Coma frutas e legumes: são ricos em vitamina C, que estimulam o sistema imunitário.

- Pratique uma atividade física: o desporto ajuda a eliminar toxinas e estimula as defesas naturais do organismo.

- Faça pausas para aliviar o stress: yoga, leitura, saídas com amigos ou jardinagem. Não importa a atividade, o essencial é que relaxe. O stress e o cansaço enfraquecem o sistema imunitário.
 
 
 
 

Medicamento homeopático tradicionalmente usado no tratamento de estados gripais: Febre, arrepios, dores musculares, dores de cabeça, etc.

O Oscillococcinum®, grânulos numa embalagem unidose (extrato fluido peptonado de fígado e coração de Anas barbariae dinamizado a 200 K) é um medicamento homeopático tradicionalmente utilizado no tratamento de estados gripais: febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares. Para crianças com idade inferior a 6 anos, dissolver os grânulos em água, devido ao risco de engasgamento. Aconselhe-se junto do seu farmacêutico. Leia atentamente o folheto informativo. Se os sintomas persistirem após 3 dias, consulte o seu médico. O Oscillococcinum® não substitui a vacinação contra a gripe sazonal. Visto 18/05/67947501/GP/001